Acusado de estupro, agressão e canibalismo, Armie Hammer perdeu o posto de galã em Hollywood. O ator de "A Rede Social" e "Me Chame Pelo seu Nome" era tido como um grande nome da indústria, mas simplesmente evaporou após uma série de relatos surgirem na mídia. Com o sobrenome Hammer nas manchetes, até o obscuro histórico da família veio à tona: uma dinastia cercada de privilégio, abuso de poder e impunidade.
Leia maisNos anos 80 e 90 muitas crianças sumiram de forma misteriosa no Maranhão e no Pará. Seus corpos não demoravam muito a serem encontrados, com marcas horríveis de tortura e duas coisas em comum: sempre meninos e emasculados.
Neste episódio falamos sobre os meninos desaparecidos de Altamira e conversamos com o Ivan Mizanzuk, produtor do “Projeto Humanos”, a respeito deste caso e outros projetos dele.
Leia maisJennifer Pan cresceu com pais rigorosos, que tinham grandes expectativas acadêmicas e profissionais para ela. Ao atingir a fase adulta, depois de inúmeras mentiras, ela decidiu que precisava acabar com essa situação de uma vez por todas.
Leia maisDurante a tentativa de prisão de David Koresh, o líder do Ramo Davidiano, o FBI acabou criando um cerco que durou 51 dias. O que era para ser uma operação simples, se transformou em uma tragédia com dezenas de vidas perdidas.
Leia maisEm 2010, a advogada Mércia Nakashima desapareceu perto de Guarulhos. Enquanto a família atendia ligações desesperadamente, pensando que ela havia sido sequestrada, um delegado desconfiava que Mizael Bispo, o ex-namorado, estava envolvido.
Leia maisGisberta era uma mulher trans que aos 18 anos decidiu se mudar do Brasil por medo da violência que poderia sofrer. Mas infelizmente, o preconceito não respeita fronteiras.
E no final do episódio tem a nossa conversa com a Erika Hilton, deputada federal. Falamos sobre a CPI da Transfobia de 2021, projetos de lei voltados para pessoas trans e travestis, e mais.
Leia maisGoiânia, 1987. Dois catadores de sucata encontraram um aparelho antigo num prédio abandonado e venderam pra um ferro-velho. Várias pessoas pararam pra ver o pó que brilhava no escuro que estava ali dentro. Esse mesmo pó foi responsável pelo maior acidente radiológico do Brasil. Essa é a história da contaminação por césio-137.
Leia maisPedro Rodrigues Filho nasceu no interior de Minas Gerais e teve uma infância miserável e violenta. Matou a primeira vez quando era muito novo, e depois nunca mais parou. Pedrinho Matador foi condenado pela morte de 71 pessoas, mas segundo ele o número de vítimas foi muito maior.
Leia maisRyan Ferguson era um adolescente comum que, na madrugada do Halloween de 2001, estava no lugar errado, na hora errada, e foi acusado de um crime que não cometeu.
Leia maisNo começo dos anos 2000, Saeed Hanaei assassinou 16 mulheres em situação de prostituição na cidade de Mashhad, e o mais chocante foi que parte da população achou que ele estava fazendo a coisa certa.
Leia maisMarianne Bachmeier não teve uma vida fácil, cresceu em um lar abusivo e foi expulsa de casa. No início dos anos 80, ela trabalhava em um bar, e vivia com sua filha Anna, de 7 anos. Quando algo terrível aconteceu com a menina, Marianne decidiu fazer justiça com as próprias mãos.
Leia maisEm 1930, os detetives de Los Angeles finalmente puderam dar uma conclusão definitiva ao caso do assassinato de Fred Oesterreich. O que a polícia não esperava era que o responsável vivia dentro da casa deles.
Leia maisColleen Stan decidiu viajar para surpreender uma amiga e pegou uma carona na estrada com um casal e um bebê porque se sentiu segura, mas ela não fazia ideia que passaria os próximos anos sendo torturada e presa dentro de uma caixa de madeira.
Leia maisNa manhã de 11 de setembro de 2001, 19 homens se dividiram em quatro aviões e colocaram em prática um dos maiores atentados terroristas da história. Foram 3 mil mortes, 6 mil feridos e milhões de pessoas em luto.
Essa é a história dos ataques que mudaram nossa forma de enxergar o mundo, e como as repercussões desta tragédia estão presentes na vida das pessoas até hoje.
Leia maisHae Min Lee foi vítima de homicídio em 1999, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos.
A possível condenação injusta de Adnan Syed, ex-namorado dela, foi assunto da mídia nos Estados Unidos, principalmente após o lançamento do podcast de jornalismo investigativo "Serial", em 2014, e do documentário “The Case Against Adnan Syed” da HBO, em 2019.
Essa é a segunda parte desse caso cheio de inconsistências e reviravoltas.
Leia maisEm janeiro de 1999, a adolescente Hae Min Lee desapareceu em Baltimore, nos Estados Unidos, e seu corpo foi encontrado em um parque após seis semanas. Depois de uma investigação não muito longa, o ex-namorado dela, Adnan Syed, foi considerado pela polícia o principal suspeito desse homicídio.
Em 2014, o podcast Serial contou essa história de uma forma totalmente diferente da polícia.
Leia maisConversamos com Marcelo Mesquita, autor e diretor do podcast “Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio", sobre o final do podcast e também falamos a respeito das principais teorias. O caso segue sendo investigado e ainda é um mistério sem solução.
***
Se você tiver qualquer informação sobre o Marco Aurélio, envie um e-mail para: ocasodoescoteiromarcoaurelio@gmail.com
O podcast original Globoplay “Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio”, lançado em novembro de 2022, conta em detalhes essa história.
Leia maisLiana Friedenbach e Felipe Caffé eram dois jovens apaixonados que viviam em São Paulo. Para comemorar dois meses de namoro eles decidiram acampar na cidade de Embu-Guaçu, mas o que era para ser apenas uma viagem acabou se tornando um terrível sequestro que envolveu dias de cativeiro e terminou de maneira trágica.
Leia maisEm 2018, a autora e jornalista Daniela Arbex publicou o livro “Todo Dia a Mesma Noite: A História Não Contada da Boate Kiss”. A obra conta de modo sensível e emocionante a história do incêndio da Boate Kiss, ocorrido no dia 27 de janeiro de 2013, onde 242 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas.
Foi lançado em janeiro de 2023, 10 anos após a tragédia, a série “Todo Dia a Mesma Noite” na Netflix. A série ficcional desse caso real conta os eventos que causaram o incêndio na Boate Kiss e mostra também a busca dos familiares das vítimas por justiça.
Leia maisO dia 27 de janeiro de 2013 nunca será esquecido pelos habitantes da cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. O incêndio da Boate Kiss matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridas. Até hoje os familiares lutam por justiça.
Leia mais